LoginLogin   CadastrarCadastre-se
Logo
653
921
1324
387
Procurar por com a palavra:
Publicidade
Publicidade
Publicidade



 Precisa estar logado para abrir o Passaporte.

Publicidade
Publicidade
Antes de aproveitar tudo que a praia tem para oferecer, de uma olhada nas dicas de segurança abaixo:
ÁGUA-VIVA
Esses pequenos animais de consistência gelatinosa, que se confundem com a água, injetam toxinas na pele humana, desencadeando irritações e queimaduras. Caso você seja atingido por algum, saia da água imediatamente (as toxinas podem provocar cãibras); coloque vinagre, sal, açúcar ou areia na área afetada e, após 15 minutos, lave-a com água do mar; remova os fragmentos do animal que ainda tenha ficado na pele e procure um médico.


CORRENTES MARÍTIMAS
As correntes marítimas, comuns em locais onde existem bruscas mudanças de conformação da costa ou do fundo da praia, podem arrastar os banhistas para alto mar. Caso seja surpreendido por alguma, não tente nadar diretamente contra a direção da água, evitando perder energia de forma desnecessária. Nade paralelamente à praia, até encontrar um trecho em que a intensidade da corrente seja mais fraca. Só então, dirija-se para a praia.


AFOGAMENTO
A pior coisa que pode acontecer é entrar em pânico. Evite se debater e tente chamar a atenção de quem estiver na costa, acenando com o braço. Para ajudar nesta situação, é imprescindível que se saiba nadar bem e se conheça procedimentos básicos para um resgate. Ao avistar alguém se afogando, aproxime-se da pessoa com um objeto flutuante (geladeira de isopor, bóia, prancha etc.), entregue-o a vítima, segure-a pelas costas e tente puxá-la para a praia. Não tente fazer o salvamento sozinho: recorra a outras pessoas para auxiliá-lo.


QUEIMADURAS
Sol em excesso pode causar queimaduras, descamação e envelhecimento precoce da pele. Como a intensidade de pigmentação e a resistência aos raios solares varia de pessoa para pessoa, a escolha de um filtro solar compatível com as próprias características é muito importante. O fator de proteção solar (FPS) indicados nos filtros refere-se ao tempo em que uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem se queimar. Um FPS15, por exemplo, indica que uma pessoa pode ficar exposta ao sol, sem se queimar, até 15 vezes mais tempo do que não usasse o filtro.


INSOLAçãO
A excessiva exposição ao sol provoca o aumento da temperatura do corpo. Sensações de fraqueza e mal-estar vêm acompanhadas de dores de cabeça, tontura, torpor, sede e vermelhidão, podendo surgir distúrbios cerebrais se não for providenciado socorro imediato. Até a chegada de um médico, leve a pessoa para local à sombra, e despeje água fresca sobre seu corpo. Massageie suas pernas e braços até que a temperatura volte a 38 graus. Providencie, então, água com um pouco de sal para que a vítima recupere o líquido perdido com a transpiração.


SINALIZAçãO
Nas praias mais movimentadas, bandeiras e placas são utilizadas para indicar locais perigosos e níveis de poluição. Aqui estão algumas bandeiras mais comuns em nosso litoral. Ao avistar uma delas, procure um salva-vidas para orientações sobre trechos mais seguros para banhos. Quando não houver sinalização, procure conversar com moradores da região.
Bandeira Vermelha: Mar impróprio para banho.
Bandeira Branca: Liberado para banho.
Bandeira Amarela: Nadar com precaução.
Bandeira com uma cruz: Indica onde ficam os guarda-vidas.
LogoSobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Contato: comercial@solnacuca.com.br
Política de Privacidade
Termos de Uso
 
Copyright 2001-2014 Solnacuca - O Guia Oficial do Litoral. Todos os direitos reservados.